Vida n'O Fojo!

segunda-feira, 1 de março de 2010

O que pelo FOJO acontece...

O tempo urge numa sucessão de acontecimentos que teima em não acabar! A reflexão que partilhamos convosco é esta: quando sabes aquilo que queres, quando te apercebes claramente de que estás no caminho certo, quando na verdade, não tens nada a perder, as coisas acontecem muito rapidamente. O impulso inicial multiplica-se infinitamente e a energia é de tal ordem, que quando dás por ti as coisas já estão a acontecer, aqui e agora, melhor impossível…

…foi no fim-de-semana de 20 e 21 de Fevereiro que estivemos n’O FOJO com o Lucas e com a amiga Manu. Felizes e contentes partimos de Lisboa rumo ao FOJO, rezando para que o trânsito não nos tirasse muitas horas de vida… mal chegamos a Alvaiázere fizemos a paragem da praxe, pois era a primeira vez que a Manu vinha conhecer o “nosso” pedaço de terra, e calmamente apreciámos um Favaios fresquinho! Assim, ainda mais inspirados, atravessámos a Serra de Alvaiázere. Chegamos ao Fojo com o prenúncio de tempestade, mal sabíamos nós o que por aí vinha! Conseguimos trabalhar um pouco durante o Sábado, lá estivemos os quatro a limpar a zona do Food Forest, com chuva intermitente a toda a hora. Chegada a noite decidimos na melhor hora trocar o toldo que está por cima do nosso abrigo, e esticar um mais resistente e amplo. Foi na hora certa pois passámos por uma tempestade de ventos e chuva incríveis! Nada mais do que a própria Natureza a dizer em voz alta: “CHEGA!!!...”

No dia seguinte a manhã continuava chuvosa e a pedir que nos fôssemos embora.
Cumprimos a mensagem que nos era dirigida e chegámos mais cedo a casa nesse dia, a ouvir as incríveis notícias do que se tinha passado na Madeira, na noite anterior à “nossa” tempestade…

Depois do fim-de-semana da 5ª Experiência de Permacultura n’O FOJO mais se aproximava o previsto plantio do Food Forest!! Para isto acontecer antecipámos a 6ª Experiência para o passado fim-de-semana de 27 e 28. Fomos a Filipa e o Maurício na sexta-feira a tarde em busca de árvores e leguminosas (fixadoras de Nitrogénio): Leucaena, Casuarina, Tagasaste (tree Lucerne), Acer Saccharum. Dirigimo-nos a um viveiro florestal em Condeixa onde acabamos por encontrar um casal muito simpático, aventureiros há 30 anos na germinação de todo o tipo de árvores ornamentais e medicinais. De lá saímos com 40 casuarinas que irão servir de barreira de vento e de fogo… As outras árvores, só por encomenda e só grandes e caras…
Comprámos ainda um Ginkgo Biloba, árvore muito bonita com propriedades medicinais e com folha caduca. Precisávamos ainda de comprar algumas árvores de fruto no produtor, pois já tínhamos cerca de 20 árvores de fruto compradas numa Agriloja. Dirigimo-nos a um segundo viveiro, este em Miranda do Corvo e no final da tarde lá fomos recebidos por mais um casal muito simpático de cultivadores. Quando começámos por perguntar que espécies eles tinham para venda começámos a delirar com tanta espécie que por ali havia!! Eles tinham literalmente todos os frutos que íamos à procura, o entusiasmo foi tal que acabámos por trazer mais do que pensávamos…

Assim, ainda nos faltam algumas espécies para o food forest… Em Lisboa recolhemos algumas sementes de Tipuana Tipu que estão já de molho para germinarem… Vamos ver, se não plantarmos tudo neste próximo fim-de-semana, teremos ainda tempo de as plantar até ao final do mês…

Aproveitamos para vos convidar para o plantio do Food Forest, precisamos da vossa ajuda, são cerca de 100 árvores e uma "Experiência" inesquecível, quantas mais mãos na terra, melhor!!
Dias 6 e 7 de Março lá estaremos, se quiserem se juntar a nós liguem, ou mandem um e-mail!

Sem comentários:

Enviar um comentário