Vida n'O Fojo!

quarta-feira, 10 de março de 2010

Earth Works - Trabalhos de praparação para o Food-Forest

No fim de semana anterior estivemos n'O FOJO para adquirir as árvores e preparar as coisas para que pudéssemos então fazer, na 7ª Experiência de Permacultura, o plantio do Food-forest. Chovia, chovia e chovia... Ainda assim conseguimos levar o Sr. Manuel para ver o espaço e dizer se podia fazer o trabalho.

Combinado! Quinta-feira? Sim, quinta-feira, se não chover!! Se chover nem venho...

Quinta feira foi o único dia da semana ( dos últimos meses! eheheh) que não choveu! Dia óptimo para o trabalho e lá estava o Sr.Manuel com o seu camião de transporte especial com o grande bicharoco em cima! Uma giratória de lagartas!

Entrou logo a matar e fez a "garagem". Em cada "braçada" da máquina eu só pensava, um dia de trabalho... hum esta foi uma manhã interira de trabalho árduo de 3 pessoas... E assim foi, braçada atrás de braçada, sem parar, com um aexplicação breve do que se pretendia o Sr. Manuel, ás no manejo da bicharoca, conseguiu absorver na perfeição os desejos do Permacultor Maurício: Fazer o máximo de socalcos, nas curvas de nível marcadas, com uma cova na zona interior e ligeiramente inclinados... Uma loucura. Em sete horas o Sr. Manuel e as 25 Toneladas de máquina fizeram trabalho de muitos homens durante muitos anos... Incrível. Isto sim é utilizar os combustíveis fósseis de forma apropriada! FIlipa, confirma o Food-forest! orreu bem o dia!!!!

Fiz alguns vídeos, de má qualidade pois é de uma máquina fotográfica, que iremos tentar editar e quando for possível disponibilizar para perceberem o incrível trabalho que o Sr. Manuel conseguiu fazer!

Meanwile e ainda de manhã o Maurício andava preocupado com algumas acácias que ainda perduravam nesta zona e decidiu, erroneamente, ao tentar cortar uma que resolveu ir par ao lado contrário do que o lenhador previu (isto há muito que se lhe diga!! é mesmo preciso por o dedo na boca e ver de onde vem o vento... ehehhe) talhar o joelho com a motosserra... Para quê? Se o Sr, Manuel em dois segundos faz o trabalho??

Bem assim, foi, e só depois de levar o Sr. Manuel à casa e deliciar o seu vinho e um presuntinho o Maurício lá foi levar os 4 pontos no joelho ao centro de saúde de Alvaiázere...

No dia seguinte foi altura de abrir acesso, diga-se: rampa! até a parte de baixo do terreno, abrir o rego por onde passa a água de escorrentia e da fonte lá de cima e preparar a "presa" para o cultivo de arroz (pois é, estes Permacultores malucos vão tentar, se calhar só para o ano, fazer arroz n'O FOJO!). Ainda deu tempo para atolar a máquina em cerca de metro e e meio na zona baixa inundada do terreno pois ainda não há drenagem na parte de baixo, cobrir de terra a rampa que tapava o rego (o que causava a agua toda no terreno de baixo), abrir mais um laguinho e escavar um armazém/cozinha/churrasqueira de verão (pois foi numa encosta virada a norte)...

Assim foi! Toca então a preparar  plantio!

Até já! PERMAurício!

Esta é a diferença entre a terra a dois metros de profundidade e a terra por cima! Que sorte a nossa!

Sem comentários:

Enviar um comentário