Vida n'O Fojo!

quinta-feira, 1 de abril de 2010

A 8ª Experiência de Permacultura n’O FOJO foi memorável!

Recebemos a visita de grandes amigos nossos, fizemos novos amigos, tivemos a presença de arquitectos especializados em construção natural, demos um passo de gigante na construção desta “nossa” terra, nossa de todos e dedicada a todos os que por lá passam...

Cada um de nós tem algo a ensinar, seja qual for a idade, seja qual for a experiência, o que podemos vivenciar sempre que nos reunimos n’o Fojo é uma ebulição de pensamentos, de ideias, de dicas formidáveis, de ferramentas ao dispor, para podermos concretizar cada tarefa que temos de realizar.

Foi o que aconteceu neste fim-de-semana prolongado, éramos 11, cada uma na sua tarefa, e por vezes todos em conjunto para conseguirmos fazer o que estava previsto. Porque cada pessoa que aparece é imprescindível e dá um contributo fantástico, cada um deixa a sua marca, nos deixa um pouco da sua energia e nos ajuda a chegar onde queremos.

Muito obrigado a todos, ao Paulinho e à Marta que vieram do Porto, visitar-nos pela segunda vez. O Paulo e a Marta estiveram connosco na 1ª Experiência de Permacultura n’O FOJO, e eles puderam comprovar o avanço que tem levado esta terra, o que eles tinham ajudado a construir na 1ª vez ainda está de pé, assim eles sentiram aquele espaço como sendo um bocadinho deles também. É assim que gostamos de vos receber, para que cada um sinta este espaço como sendo seu, um lugar amigo e familiar. Estes dois meninos são arquitectos, o Paulo está a tornar-se especialista em taipa, técnica de construção natural, e veio ensinar-nos como podemos tirar partido desta técnica. A Marta juntou-se à Catarina e, com muito trabalho, lá conseguiram resolver a escada que dá acesso ao outro lado do terreno!


Obrigado à Catarina Pinto, que veio especialmente para partilhar connosco os seus conhecimentos sobre construção em fardos de palha, a Catarina é uma arquitecta que se está a especializar nesta técnica, e futuramente nos irá ajudar a pôr em pé os nossos sonhos!  Desta vez muitos baldinhos de terra com a Marta carregou!


Obrigado ao Guilherme, que veio de Montemor artilhado de ferramentas e acessórios de todo o tipo para nos ajudar na construção do que fosse preciso, e foi realmente uma mais-valia incalculável, porque sem o Guilhas e as suas ferramentas não teria sido possível construirmos tudo o que construímos neste fim-de-semana! Ele foi incansável, esteve connosco durante três dias a ajudar em tudo o que pôde, para que não falhássemos nos planos para estes dias, e o chuveiro ficou de pé! E a alegria do reencontro marca uma nova fase nas nossas vidas!

Corta, corta, corta, prega, prega, prega!!
Aquele cinto tem de tudo!

Obrigado à Sandra Pinto e ao pequeno Vasco! Estes dois amigos há muito que prometiam uma visita e lá vieram este fim-de-semana ver o que se passava n’o Fojo! Adoraram a experiência de pôr as mãos na terra, e nós adorámos e agradecemos o empenho com que eles se dedicaram a nos ajudar. O Vasco, com apenas 9 aninhos deu uma ajuda fantástica, sempre pronto a arregaçar as mangas!

Grandes trabalhadores! Agora podemos atravessar de uma margem para a outra!

Obrigado Filipe! Grande trabalhador que tem sido também uma presença assídua n'O FOJO! És sempre muito bem vindo!

Obrigado ao Zé e ao Vicente, amigos da Sandra, que já tinham ouvido falar n’o Fojo e que alegremente nos vieram visitar e ajudar! E assim fizemos novos amigos, pois histórias de aventuras não faltaram, e claro na companhia da fogueira, que nos aquecia a alma, depois de dias trabalhosos e de uma sensação de concretização reconfortante!

OBRIGADO mais uma vez nossos amigos!

A Filipa e o Maurício (pois o Lucas desta vez não nos pode acompanhar) receberam de braços abertos estes amigos, que já são “da casa”, pois a sua marca já se encontra em cada cavadela, no suor que pinga para o chão e em cada página de história que se escreve sobre O FOJO!

Voltem sempre, somos uma família cada vez maior!

O Sr. Carlos deu-nos uma grande ajuda a por o esquentador em pé!
Uma imagem histórica... pequenos verdinhos começam a surgir no nosso Food-Forest...
Uma espreitadela pela casa-de-banho seca...
Trabalha-se n'O FOJO!
Os chuveiros a tomarem forma...
O tour pelo terreno, uma merecida pausa para um copinho de água pé do Sr.Zé!
Valentes!! A estrutura em eucalipto ficou super resistente!
eh ehhh conseguimos!
A aguinha corre!
O esquentador posicionado na bancada! É ver para crer!

Estão todos convidados a aparecer pelo FOJO no dia 8 de Abril, teremos workshops livres, numa recepção animada à Caminhada pela Simplicidade Voluntária 2010 que está a todo o vapor!
No final da noite temos músicos convidados e uma grande fogueira para fazer a festa!

2 comentários:

  1. GRANDE FEELING... P'RÁ SEMANA TOU LÁ OUTRA VEZ AMIGOS...
    SEMPRE QUE EU CONSEGUIR VOU SUAR COM PRAZER P'RA AJUDAR A LEVANTAR "O FOJO"...
    GRANDABRAÇO... CÁ DO GUILHAS

    ResponderEliminar
  2. Da nossa parte tb. foi um prazer participar mais uma vez desta caminhada.
    E aí voltaremos sempre que nos seja possível, pq. esse caminho vale a pena percorrer! :)
    Abraço e beijinhos.
    P+M

    ResponderEliminar