quinta-feira, 1 de abril de 2010
A 8ª Experiência de Permacultura n’O FOJO foi memorável!
Recebemos a visita de grandes amigos nossos, fizemos novos amigos, tivemos a presença de arquitectos especializados em construção natural, demos um passo de gigante na construção desta “nossa” terra, nossa de todos e dedicada a todos os que por lá passam...
Cada um de nós tem algo a ensinar, seja qual for a idade, seja qual for a experiência, o que podemos vivenciar sempre que nos reunimos n’o Fojo é uma ebulição de pensamentos, de ideias, de dicas formidáveis, de ferramentas ao dispor, para podermos concretizar cada tarefa que temos de realizar.
Foi o que aconteceu neste fim-de-semana prolongado, éramos 11, cada uma na sua tarefa, e por vezes todos em conjunto para conseguirmos fazer o que estava previsto. Porque cada pessoa que aparece é imprescindível e dá um contributo fantástico, cada um deixa a sua marca, nos deixa um pouco da sua energia e nos ajuda a chegar onde queremos.
Muito obrigado a todos, ao Paulinho e à Marta que vieram do Porto, visitar-nos pela segunda vez. O Paulo e a Marta estiveram connosco na 1ª Experiência de Permacultura n’O FOJO, e eles puderam comprovar o avanço que tem levado esta terra, o que eles tinham ajudado a construir na 1ª vez ainda está de pé, assim eles sentiram aquele espaço como sendo um bocadinho deles também. É assim que gostamos de vos receber, para que cada um sinta este espaço como sendo seu, um lugar amigo e familiar. Estes dois meninos são arquitectos, o Paulo está a tornar-se especialista em taipa, técnica de construção natural, e veio ensinar-nos como podemos tirar partido desta técnica. A Marta juntou-se à Catarina e, com muito trabalho, lá conseguiram resolver a escada que dá acesso ao outro lado do terreno!
Obrigado à Catarina Pinto, que veio especialmente para partilhar connosco os seus conhecimentos sobre construção em fardos de palha, a Catarina é uma arquitecta que se está a especializar nesta técnica, e futuramente nos irá ajudar a pôr em pé os nossos sonhos! Desta vez muitos baldinhos de terra com a Marta carregou!
Obrigado ao Guilherme, que veio de Montemor artilhado de ferramentas e acessórios de todo o tipo para nos ajudar na construção do que fosse preciso, e foi realmente uma mais-valia incalculável, porque sem o Guilhas e as suas ferramentas não teria sido possível construirmos tudo o que construímos neste fim-de-semana! Ele foi incansável, esteve connosco durante três dias a ajudar em tudo o que pôde, para que não falhássemos nos planos para estes dias, e o chuveiro ficou de pé! E a alegria do reencontro marca uma nova fase nas nossas vidas!
Corta, corta, corta, prega, prega, prega!!
Aquele cinto tem de tudo!
Obrigado à Sandra Pinto e ao pequeno Vasco! Estes dois amigos há muito que prometiam uma visita e lá vieram este fim-de-semana ver o que se passava n’o Fojo! Adoraram a experiência de pôr as mãos na terra, e nós adorámos e agradecemos o empenho com que eles se dedicaram a nos ajudar. O Vasco, com apenas 9 aninhos deu uma ajuda fantástica, sempre pronto a arregaçar as mangas!
Grandes trabalhadores! Agora podemos atravessar de uma margem para a outra!
Obrigado Filipe! Grande trabalhador que tem sido também uma presença assídua n'O FOJO! És sempre muito bem vindo!
Obrigado ao Zé e ao Vicente, amigos da Sandra, que já tinham ouvido falar n’o Fojo e que alegremente nos vieram visitar e ajudar! E assim fizemos novos amigos, pois histórias de aventuras não faltaram, e claro na companhia da fogueira, que nos aquecia a alma, depois de dias trabalhosos e de uma sensação de concretização reconfortante!
OBRIGADO mais uma vez nossos amigos!
A Filipa e o Maurício (pois o Lucas desta vez não nos pode acompanhar) receberam de braços abertos estes amigos, que já são “da casa”, pois a sua marca já se encontra em cada cavadela, no suor que pinga para o chão e em cada página de história que se escreve sobre O FOJO!
Voltem sempre, somos uma família cada vez maior!
O Sr. Carlos deu-nos uma grande ajuda a por o esquentador em pé!
Uma imagem histórica... pequenos verdinhos começam a surgir no nosso Food-Forest...
Uma espreitadela pela casa-de-banho seca...
Trabalha-se n'O FOJO!
Os chuveiros a tomarem forma...
O tour pelo terreno, uma merecida pausa para um copinho de água pé do Sr.Zé!
Valentes!! A estrutura em eucalipto ficou super resistente!
eh ehhh conseguimos!
A aguinha corre!
O esquentador posicionado na bancada! É ver para crer!
Estão todos convidados a aparecer pelo FOJO no dia 8 de Abril, teremos workshops livres, numa recepção animada à Caminhada pela Simplicidade Voluntária 2010 que está a todo o vapor!
No final da noite temos músicos convidados e uma grande fogueira para fazer a festa!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
GRANDE FEELING... P'RÁ SEMANA TOU LÁ OUTRA VEZ AMIGOS...
ResponderEliminarSEMPRE QUE EU CONSEGUIR VOU SUAR COM PRAZER P'RA AJUDAR A LEVANTAR "O FOJO"...
GRANDABRAÇO... CÁ DO GUILHAS
Da nossa parte tb. foi um prazer participar mais uma vez desta caminhada.
ResponderEliminarE aí voltaremos sempre que nos seja possível, pq. esse caminho vale a pena percorrer! :)
Abraço e beijinhos.
P+M