Vida n'O Fojo!

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Work in progress - Memórias da 3ª Experiência de Permacultura n'O FOJO

.
Sexta-feira pela tardinha arrancamos de Lisboa, deixando a cidade para trás, na expectativa de encontros imprevisíveis na 3ª EXPERIÊNCIA DE PERMACULTURA N'O FOJO que estava prestes a acontecer! Tem sido muito positiva e encorajadora a vivência que temos partilhado até agora nestes convites permaculturais n'O FOJO!! Ainda na sexta, deu tempo de afiar as correntes da moto-serra e fazer uma visita aos nossos queridos vizinhos Sr. José e D.ª Fernanda, que já sabiam da reportagem e que iríamos receber pessoas neste fim-de-semana, pois também tinham visitado o nosso blog. O Fojo na Net!! :)

Acordámos os dois (o Lucas desta vez não pôde vir), bem cedo com o Sol de sábado, o que nos deixou sorridentes, pois têm sido molhados e frios os dias n'O FOJO! Fomos ao mercado de Ansião comprar um queijinho (Workshop de confecção de queijo de cabra e ovelha a anunciar!) e não resistimos ao chamamento das larvas no nosso terreno: em segundos, tínhamos uma caixinha com um galo e uma galinha nas mãos!

Ao regressarmos pusémos mãos à obra e terminámos os degraus da entrada do terreno para dar as boas vindas a quem se aproximava. Recebemos logo a visita da Inês (http://quintafontenova.blogspot.com/), que vinha mostrar as vistas ao seu pai, antigo vizinho, e a um amigo. Ficaram por pouco tempo porque estavam a caminho do almoço. Obrigado pela visita! Contamos que venham muitas vezes!

Após o almoço chegou a Marlene, o Zé e o cão Black (http://permaculturaportugal.net/web/quebradadomeio/), que gostou tanto das galinhas que as queria trincar e as pobres criaturas tiveram que se esconder rapidamente! Hummm acho que foi uma ideia um pouco precoce esta das galinhas sem-abrigo... De seguida chega um novo amigo para nos dar uma mãozinha, o José Mateus ali mesmo de Ansião e um dos guardiões de sementes da Colher para Semear (colherparasemear@gmail.com).

Sem perder mais tempo começou a primeira tarefa, começámos todos a trabalhar para limpar o terreno cortando lenha miúda e troncos com 3m para a construção da casa de banho seca que iríamos construir a seguir.

Mais tarde, pois a venda no mercado de Almeirim está na ordem do dia, chegaram directamente de África: a Pati, o Jaques e dois Woofers do Canadá, ajudantes da Pati, a Megan e o Ryan. Consigo vinha uma encomenda especial, e claro, tivémos que fazer um intervalo nos trabalhos e nos deliciar com o branquinho do pai da África das Joaninhas! Sim, porque isto não pode ser só trabalho!! E, fazendo um bocadinho de publicidade, as deliciosas garrafas estão à venda por 3,50 € na África das Joaninhas, falem com a Patrícia em http://www.africadasjoaninhas.com/.

Ao anoitecer começaram os preparativos para o relax e para o jantar, que foi animado e acabou por se dançar o samba! ;) Conhecemo-nos todos melhor e aprendemos com histórias uns dos outros. Tivémos a oportunidade de explicar um pouco melhor o que é a Permacultura aos nossos amigos canadianos, que foram super trabalhadores, animados e interessados no trabalho que estamos aqui a desenvolver. Thank you guys!! Come back any time!

No domingo continua o Sol a brilhar! Pequeno almoço e toca a bolir! De um lado a preparação dos troncos de 3m para as paredes da casa de banho seca e do outro as meninas a tricotar! eh eh não! a preparar o solo para a implantação dos troncos, cavando uma forma em espiral com 60cm de profundidade. Foi hard work para toda a gente, se fôssemos mais, o trabalho seria menos pesado para todos... E assim foi até terminarmos de colocar em posição os troncos disponíveis.

Tivémos a agradável visita do João Leitão e família: a Vanessa (coisasdovizinho.wordpress.com ), o David e a Marta, que ainda não conhecíamos. Ficaram por pouco tempo, mas deixaram a promessa de voltar para ficar! Contamos convosco!!

Quando o cansaço apertou fomos fazer uma sopinha, sopona! para o almoço e a seguir sentámo-nos no restinho de Sol para preparar o evento para permacultores a realizar na África das Joaninhas, com o intuito de desenhar, num fim-de-semana, um projecto de Permacultura com a Pati. O evento a realizar brevemente será ainda esta semana divulgado no Permacultura Portugal (http://permaculturaportugal.ning.com/).

Entretanto quando o Sol começou a ir embora e já estávamos a arrumar para ir embora, recebemos a visita dos nossos visinhos: o Sr. Zé e o Sr. Alexandrino, que ainda tiveram tempo para provar e aprovar o vinho da Pati! Muito bom!

Após as despedidas e dos agradecimentos (pois o nosso amigo Jaques ainda teve que levar as jovens galinhas para casa, tivémos medo de as deixar à solta em terreno desconhecido e com cães por perto. Obrigado Jaques!), ficámos numa agradável conversa com o Zé Mateus e acabámos por passar a noite n'O FOJO dando tempo de, pela manhã, colher umas laranjas e marroquinas que a vizinha D.ª Fernanda nos ofereceu! Obrigado! Obrigado a todos por terem vivido connosco este belo fim-de-semana!

Em cada experiência que vivemos n'O FOJO crescemos interiormente com esta constante partilha de almas e saberes, damos um passo em frente, criamos comunidade e sentimos que o caminho que estamos a seguir inspira-nos e desperta nos outros a vontade crescente de agir. Com estas experiências, pois é disto que se trata: EXPERIÊNCIA, sentimos na pele, no sangue e na alma o que é implementar um Projecto de Permacultura do zero!

A responsabilidade desta acção é de todos e de cada um de nós. Ajudarmo-nos uns aos outros levar-nos-á muito mais rapidamente ao patamar seguinte. N'O FOJO, ou em qualquer outra parte do país, juntem-se as forças e as vontades, localmente e em grupos fortemente unidos, para levar a Permacultura à acção!

Fica já o convite para a 4ª EXPERIÊNCIA DE PERMACULTURA N'O FOJO já no fim-de-semana de 6 e 7 de Fevereiro de 2010! No Sábado há festa!!


Obrigada Megan, Ryan, Pati, Jaques, Maurício, Filipa e Zé Mateus! Obrigada ainda Marlene e Zé!

Sem comentários:

Enviar um comentário