No sábado, pelas 9h da manhã, estavam 4º negativos! Ainda assim os corajosos companheiros começaram o dia com alegria e boa disposição! O chão estava crocante da geada e o pequeno almoço estendeu-se pela manhã do lindo dia de sol. Assim iniciava-se um excelente dia de trabalho e de boa energia com os muitos participantes que foram chegando e trazendo a sua mais-valia. Um dia cheio de tarefas e com muito avanço na limpeza de campo!
Em duas horas o fantástico grupo de trabalho fez uma razia de limpeza numa zona caótica do terreno que estava destinada a zona de acampamento e fogueira de grupo. Esta zona estava cheia de troncos já cortados para construções (um deles com 11 metros e que foram precisas todas as mãos para o levantar!), muitas ramas, cascas, pedras, troncos podres, etc, etc, etc... Agora temos zona de acampamento! Agora temos uma estrutura com toldo para fazermos reuniões, debates e fogueiras "protegidos" das intempéries...
Tartes, lentilhas, saladas com ervas selvagens colhidas na hora, um delicioso guacamole de abacates enormes de Lisboa, sumos e vinhos para o nosso almoço... Assim descansamos e revigoramos energias para a parte da tarde que ainda reservava muito trabalho!
Fomos visitados por jornalistas do Jornal da Região de Leiria que se propuseram a fazer uma reportagem/foto/vídeo sobre a Permacultura e sobre o trabalho que se estava a desenvolver neste âmbito, n'O FOJO. Em breve daremos notícias!
Depois do merecido aconchego junto à fogueira começámos então com os debates agendados para este evento. Iniciámos com a Ana Loichot que nos falou sobre o estado da organização da Camminhada pela Simplicidade Voluntária 2010 e, juntos, desenvolvemos os passos que iremos tomar para a concretização da Caminhada com mais rigor através de todos os inputs recebidos dos participantes. Já falta pouco! Em breve necessitamos da ajuda de todos para a divulgação desta Caminhada que terá lugar já em Março!
Já agora, podem consultar o excelente trabalho já efectuado pela Ana em: http://caminhada2010.wordpress.com/ .
A seguir, e como a Caminhada passará por Pombal na data prevista para o Evento de Transição, tivémos a oportunidade de debater com o João Leitão diversos pontos importantes sobre o programa e a dinâmica bem formas de abordagem do tema. Este será um importante Evento sobre Localismo, Permacultura e Transição em Portugal. Contamos também com a presença de todos em Pombal, em data ainda a definir.
http://permaculturaportugal.ning.com/group/transitionportugal/forum/topics/evento-sobre-localismo
Ai a foguerinha que nos salvou do frio! Ai a sopinha fantástica com vegetais da horta dos nossos amigos! Ai o calor humano que se gera nestes encontros onde a partilha e comunidade inspiram-nos a cada momento! Foi muito bom receber-vos e partilhar convosco a alegria do encontro!
No dia seguinte acordamos com muito vento e neve a cair n'O FOJO... Já tinhamos perguntado aos nossos vizinhos e esta terá sido a primeira vez que neva nesta zona... As alterações climáticas estão mais do que visíveis, estão assustadoramente ao rubro! Por nossa parte, estamos a criar a alternativa a este cenário e pretendemos, com o seguimento destas actividades encontrar no rosto de cada participante o entender desta mensagem!
A Natureza é quem manda! O dia não estava para brincadeiras nem para grandes obras. Aprendemos que nem sempre é possível efectivar o que está planeado. Assim fizémos uma roda e decidimos em conjunto que não iriamos avançar com a casa de banho seca pois o vento, frio, chuva e neve não o permitiram! Pudemos assim conhecermo-nos um pouco melhor em volta da fogueira.
Encontramos, nas almas que nos sorriram e nos abraçaram nestas duas Experiências até agora realizadas, a certeza de que estamos a caminhar juntos! E juntos chegaremos rapidamente, pois sentimos a energia a subir em espiral, a uma tomada de consciência transformada em acção para a mudança, que há muito necessitamos!
Temos nas nossas mãos, todos, e nós d'O FOJO, a responssabilidade de continuar a acreditar neste projecto que é a Permacultura, no sentido de alterar as nossas vidas e fazer passar a mensagem, não só informativa, mas sobretudo deep inside de cada ser humano que cruza no nosso caminho!
Nesta jornada agradecemos a todos os participantes que se deslocaram de vários pontos do país para se juntarem a nossa iniciativa! MUITO OBRIGADO!!!! Foi um grande prazer conhecer-vos e conviver convosco!
Para quem não teve oportunidade de aparecer, fica já o convite para a 3ª Experiência de Permacultura n'O FOJO, já nos dias 23 e 24 de Janeiro! Será desta que iremos construir a casa de banho seca e teremos também novos debates previstos!
.
Com a geada da noite e os 4º negativos das 9 da manhã, acordamos com tudo gelado (água dentros dos garrafões inclusive!) e o chão estava crocante...
Sem comentários:
Enviar um comentário