Vida n'O Fojo!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Os 18 Fojo'frio'gelo'neve'4ºnegativos'corajosos! - Registos da 2ª EXPERIÊNCIA DE PERMACULTURA N'O FOJO

.
No sábado, pelas 9h da manhã, estavam 4º negativos! Ainda assim os corajosos companheiros começaram o dia com alegria e boa disposição! O chão estava crocante da geada e o pequeno almoço estendeu-se pela manhã do lindo dia de sol. Assim iniciava-se um excelente dia de trabalho e de boa energia com os muitos participantes que foram chegando e trazendo a sua mais-valia. Um dia cheio de tarefas e com muito avanço na limpeza de campo!

Em duas horas o fantástico grupo de trabalho fez uma razia de limpeza numa zona caótica do terreno que estava destinada a zona de acampamento e fogueira de grupo. Esta zona estava cheia de troncos já cortados para construções (um deles com 11 metros e que foram precisas todas as mãos para o levantar!), muitas ramas, cascas, pedras, troncos podres, etc, etc, etc... Agora temos zona de acampamento! Agora temos uma estrutura com toldo para fazermos reuniões, debates e fogueiras "protegidos" das intempéries...

Tartes, lentilhas, saladas com ervas selvagens colhidas na hora, um delicioso guacamole de abacates enormes de Lisboa, sumos e vinhos para o nosso almoço... Assim descansamos e revigoramos energias para a parte da tarde que ainda reservava muito trabalho!

Fomos visitados por jornalistas do Jornal da Região de Leiria que se propuseram a fazer uma reportagem/foto/vídeo sobre a Permacultura e sobre o trabalho que se estava a desenvolver neste âmbito, n'O FOJO. Em breve daremos notícias!

Depois do merecido aconchego junto à fogueira começámos então com os debates agendados para este evento. Iniciámos com a Ana Loichot que nos falou sobre o estado da organização da Camminhada pela Simplicidade Voluntária 2010 e, juntos, desenvolvemos os passos que iremos tomar para a concretização da Caminhada com mais rigor através de todos os inputs recebidos dos participantes. Já falta pouco! Em breve necessitamos da ajuda de todos para a divulgação desta Caminhada que terá lugar já em Março!
Já agora, podem consultar o excelente trabalho já efectuado pela Ana em: http://caminhada2010.wordpress.com/ .

A seguir, e como a Caminhada passará por Pombal na data prevista para o Evento de Transição, tivémos a oportunidade de debater com o João Leitão diversos pontos importantes sobre o programa e a dinâmica bem formas de abordagem do tema. Este será um importante Evento sobre Localismo, Permacultura e Transição em Portugal. Contamos também com a presença de todos em Pombal, em data ainda a definir.
http://permaculturaportugal.ning.com/group/transitionportugal/forum/topics/evento-sobre-localismo

Ai a foguerinha que nos salvou do frio! Ai a sopinha fantástica com vegetais da horta dos nossos amigos! Ai o calor humano que se gera nestes encontros onde a partilha e comunidade inspiram-nos a cada momento! Foi muito bom receber-vos e partilhar convosco a alegria do encontro!

No dia seguinte acordamos com muito vento e neve a cair n'O FOJO... Já tinhamos perguntado aos nossos vizinhos e esta terá sido a primeira vez que neva nesta zona... As alterações climáticas estão mais do que visíveis, estão assustadoramente ao rubro! Por nossa parte, estamos a criar a alternativa a este cenário e pretendemos, com o seguimento destas actividades encontrar no rosto de cada participante o entender desta mensagem!

A Natureza é quem manda! O dia não estava para brincadeiras nem para grandes obras. Aprendemos que nem sempre é possível efectivar o que está planeado. Assim fizémos uma roda e decidimos em conjunto que não iriamos avançar com a casa de banho seca pois o vento, frio, chuva e neve não o permitiram! Pudemos assim conhecermo-nos um pouco melhor em volta da fogueira.

Encontramos, nas almas que nos sorriram e nos abraçaram nestas duas Experiências até agora realizadas, a certeza de que estamos a caminhar juntos! E juntos chegaremos rapidamente, pois sentimos a energia a subir em espiral, a uma tomada de consciência transformada em acção para a mudança, que há muito necessitamos!

Temos nas nossas mãos, todos, e nós d'O FOJO, a responssabilidade de continuar a acreditar neste projecto que é a Permacultura, no sentido de alterar as nossas vidas e fazer passar a mensagem, não só informativa, mas sobretudo deep inside de cada ser humano que cruza no nosso caminho!

Nesta jornada agradecemos a todos os participantes que se deslocaram de vários pontos do país para se juntarem a nossa iniciativa! MUITO OBRIGADO!!!! Foi um grande prazer conhecer-vos e conviver convosco!

Para quem não teve oportunidade de aparecer, fica já o convite para a 3ª Experiência de Permacultura n'O FOJO, já nos dias 23 e 24 de Janeiro! Será desta que iremos construir a casa de banho seca e teremos também novos debates previstos!
.

Com a geada da noite e os 4º negativos das 9 da manhã, acordamos com tudo gelado (água dentros dos garrafões inclusive!) e o chão estava crocante...

O nosso amigo Hugo, a absorver a energia e a emanar este sorriso sempre presente! O Hugo é um dos permacultores do projecto NA TERRA, sediado em Macau e com actividade em Timor!

João Leitão a Ana Loichot em conversa matinal...

...e o grupo vai descendo p'ra visita...

O Lucas, concentrado em não cair e sujar as calças...

Pedro Serpa, Fernando Madeira (outro amigo permacultor do projecto NA TERRA), Joana Valdez, Ana Loichot e João Leitão.

A chuva encheu o buraco que será um dos nossos reservatórios de água...

...e a natureza espelha-se...

E começa o trabalho!

...era preciso cortar ali umas cenas...

Non stop!

E segue com muito trabalho de equipa!

As ervinhas que a Ana e o Fernando estiveram a colher para o almoço!

Humm. Tartezinha de espinafres da Filipa...

Inês, Sara, Duarte e Hugo a prepararem os grandes e deliciosos abacates...

O terreno limpo e organizado para a zona de acampamento!

Esta foto é para nós o símbolo daquilo que se passou nestes fins de semana e demontra toda a dedicação, força, concentração e companheirismo que se pode criar quando estamos a falar de Permacultura!

1, 2, e 3!!!

A força da união levanta troncos de 7 metros!!!!

FOJO! Descansa lá as ferramentas pois o tronco em espiral já está de pé! Grande trabalho de equipa! Venha daí o Moscatel!

Este tronco estará lá para nos ajudar a lembrar que com a união das nossas consciências e acções cresceremos em espiral ascendente para um futuro diferente! Obrigado Permapeople!

Pedro, Sónia, João, Ana, Fernando, Hugo, Joana, Jaques, Pati (África das Joaninhas), Gabriela, Inês, Pedro, Duarte, Sara, Hugo, Lucas, Filipa e Maurício! Foi um prazer enriquecedor conviver convosco! VOLTEM SEMPRE!

Assim, ainda que não tenhamos todas as fotos de todas as pessoas que estiveram connosco neste fim de semana, termina-se assim mais uma EXPERIÊNCIA DE PERMACULTURA N'O FOJO!

Até a próxima!

Sem comentários:

Enviar um comentário