Vida n'O Fojo!

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010


Cada Experiência de Permacultura que proporcionamos n’O FOJO é enriquecedora e em todas elas a terra nos ensina mais uma das suas histórias.
Neste fim-de-semana passado éramos poucos e assim não houve mãos disponíveis para tirar fotografias sobre o que se ia passando. As imagens registaram-se antes na nossa memória. O trabalho foi intenso. O avanço impressionante, mesmo com poucos braços. Quando se quer construir algo há que contar a força de vontade interior.
O sábado acordou tranquilo, estava o Lucas e o Maurício. Bem cedinho acordaram e foram fazer uma visita ao mercado de Ansião, mesmo ali ao lado. Desta vez a tentação pelas galinhas ficou contida, agora já sabemos o que custa cuidar de um par de galinhas!
Pelo dia fora o Maurício esteve a limpar uma zona que se destina ao nosso Food Forest (ou floresta comestível). A zona ficou irreconhecível, no bom sentido, pois ficou mesmo limpa e com o horizonte bem mais alargado! Estamos a preparar esta área para poder pôr uma máquina a acertar os socalcos e as curvas de nível, para brevemente passarmos ao plantio de árvores e arbustos de fruto. Para esta acção vamos precisar da ajuda de toda a gente que se possa disponibilizar a vir até ao FOJO!!
Ao final do dia recebemos a visita do amigo José Mateus, a sua ajuda tem sido imensa e muito preciosa! Pela noitinha chega a Filipa, que tinha estado a vender numa feira, em Lisboa, as suas peças de vitrofusão (www.vsfusion.blogspot.com, uma oportunidade que não podia perder), e também a Pati, da África das Joaninhas (www.africadasjoaninhas.com), acabadinha de chegar da Oficina de Micologia Aplicada, que aconteceu na Quinta da Fonte Nova, em Pombal (http://quintafontenova.blogspot.com/).
Juntos passámos um óptimo serão petiscando iguarias do mercado de Ansião e jantando umas saborosas lentilhas vegetarianas que com muito carinho nos fez o Maurício. Ficámos naquela tertúlia até tarde, junto à fogueira e sem ver o tempo passar.
Domingo nos surge um pouco mais cinzento, mas nada que nos impedisse de pôr mãos à obra, terminando desta forma de colocar no sítio os troncos que formam a parede da nossa casa de banho seca. Por volta da hora do almoço recebemos o abraço do João Leitão, da sua companheira Vanessa, do filhote David e da mãe do João. Durante o dia foi ainda tempo de trabalhos de casa para o menino Lucas, estava difícil de terminar, mas lá acabou com uma ajudinha extra… Depois de um improvisado mas muito saboroso almoço, continuámos na limpeza do terreno e na abertura de canais para encaminhamento da água das chuvas, que estava a começar a deixar o terreno inundado. Esta solução é provisória e foi a herança que nos deixaram, pois foi tapado com terra o curso normal da água pelo vale e assim a água ficava estagnada, sem conseguir seguir o seu caminho.
Ao final do dia começou a chuviscar e resolvemos arrumar bagagens e seguir rumo a Lisboa, pois o dia seguinte era dia de escola, bem cedo!

Queremos agradecer mais uma vez a companhia de todos os que nos visitam e deixam o seu contributo na nossa terra.

Fica o convite para a 5ª EXPERIÊNCIA DE PERMACULTURA N’O FOJO, em que vamos terminar a limpeza da zona em que a máquina irá trabalhar no terreno, aprender a fazer as marcações nas curvas de nível e claro, conviver junto à fogueira!! J Estão todos convidados! É já no fim-de-semana de 20 e 21 de Fevereiro!

Sem comentários:

Enviar um comentário