Vida n'O Fojo!

quarta-feira, 9 de maio de 2012


Construção e Agricultura n’O Fojo
De 14 a 31 de Maio
Queres  ter uma experiência de trabalho e de vivência comunitária n’O FOJO – Centro de Aprendizagem e Demonstração de Permacultura? Tens então a oportunidade de poder integrar todas as actividades diárias que estão programadas para estes 18 dias dedicados à CONSTRUÇÃO e à AGRICULTURA n’O Fojo. Além das temáticas principais os participantes terão oportunidade de cumprir outras tarefas, como o tratamento dos animais, a manutenção dos espaços comuns, a confecção das refeições, entre outras. Vamos aprender na prática e perceber em conjunto como juntar esforços para cumprir as várias metas que temos agendadas para estes dias de trabalho.

Durante a tua estadia estamos abertos a esclarecer as tuas questões quanto à implementação de um projecto de PERMACULTURA no terreno. Vamos ainda partilhar contigo como tem sido a nossa TRANSIÇÃO da cidade para o campo: somos um exemplo de que esta mudança é real e possível!

CONSTRUÇÃO: infra-estruturas já iniciadas irão ser terminadas neste período. Vamos aprender: técnicas de construção natural, como utilizar as ferramentas, trabalho em conjunto e autónomo, carpintaria (caixilharias e paredes em madeira), rebocos, assentamento de pavimento cerâmico, tratamento de acessos, arranjos gerais, etc.

AGRICULTURA: sementeiras, transplantes, acompanhamento das culturas, mondas, cobertura de solo, estruturas para trepadeiras, regas, organização de sementes, recolha e conservação de ervas medicinais locais, etc.

As tarefas descritas acima podem não ser realizadas na íntegra, pois não sabemos qual irá ser o número de participantes, nem se o estado meteorológico nos permite realizar todas as tarefas previstas.  Faremos uma médias de 5 horas de trabalho diárias.

Pretendemos uma vivência comunitária em ambiente de partilha e consciência, baseados numa visão holística da natureza e numa gestão sustentável da nossa energia e recursos. Neste sentido procuramos pessoas com capacidade de trabalho em equipa e abertas a novas formas de olhar para o mundo, com respeito pela natureza e pelos que nos rodeiam!

ESTADIA E CUSTOS: mínimo 2 dias, 12 Hortas p/ pessoa (6 Hortas por dia!) Preferimos que fiquem mais tempo se possível! Por exemplo para 5 dias terias um custo de 30 Hortas

ACOMODAÇÃO: em tenda própria, com material de campismo à tua medida. O uso de lanterna é obrigatório. Temos zona de chuveiros, casinha compostável e tanque de lavagem de roupa à disposição. Traz: toalha, chapéu, roupa e botas de trabalho, luvas, galochas, champô, sabão e pasta de dentes naturais/biodegradáveis e se tocares, um instrumento musical!

ALIMENTAÇÃO: está incluída. Será variada e frugal, maioritariamente vegetariana de produção local. As refeições são em comunidade no nosso espaço dedicado à confecção e refeição.

Mais informações e inscrições através de:
Info.fojo@gmail.com         
912443597

Sem comentários:

Enviar um comentário