12ª EXPERIÊNCIA DE PERMACULTURA N'O FOJO, dias 26 e 27 de Fevereiro de 2011
E por cá se passou a 12ª Experiência de Permacultura n’O Fojo!
Foram dias bem passados, com boa companhia, vinda de vários cantos do Mundo, com muito trabalho realizado, com excelentes refeições em família e com um balanço sorridente e muito luminoso! Nada nos satisfaz mais do que conviver com pessoas felizes!
Como é bom viver em contacto com a Natureza, parece que o tempo pára e que não existe problema que nos demova!
O objectivo para este fim-de-semana em termos de trabalho, foi cumprido, conseguimos terminar o reboco das paredes de fardos de palha. Quem esteve presente aprendeu como é fácil esta técnica de bio-construção e como o trabalho em grupo é tão divertido e eficaz! Fizemos ainda longas fogueiras pela noite dentro, experimentámos o banho aquecido a lenha (ai que bom!) e passeamos pelas redondezas.
Nestas Experiências de Permacultura, até à última hora, nunca sabemos ao certo quem nos vem premiar com a sua visita. Mas uma coisa é certa e nos dá alento para continuar, surge quem tem de surgir, e passa a fazer parte desta família de amigos que estamos a construir n’O Fojo.
Estamos agradecidos. Agradecidos pelo facto de a Mãe Natureza nos ter concedido um tão luminoso fim-de-semana, pois o Sol não se cansou de nos aquecer e iluminar. Agradecidos pela maravilhosa ajuda que temos tido na construção deste nosso sonho.
Fica uma lição que temos aprendido e que partilhamos, talvez para vos inspirar: basta sonhar, construir com as próprias mãos e não duvidar, pois aquilo que imaginas se pode concretizar!
Aqui a Inês, feliz da vida, a fazer umas vassourinhas em palha para podermos humedecer as paredes, antes de aplicar o reboco.
Começamos a fazer a primeira massa de reboco, composta por terra crivada, palha triturada e água q.b.
Mexemos bem, com todas as mãos disponíveis para ajudar!
Passamos a massa para o carrinho de mão.
Este reboco torna-se muito pesado!
A Filipa e o John bem concentrados a aplicar o reboco na parede. Esta actividade pode se tornar numa verdadeira meditação activa.
Todos podem ajudar, até o pequeno Birk se entusiasmou!
Podemos ver como, de forma eficaz, conseguimos cumprir este trabalho de rebocar as paredes, constituímos duas equipas, uma de cada lado da perede!
Aqui o John, um novo vizinho que acabámos de conhecer!
A Kat e a Inês a preparar o almoço!
Vegetais crus variados com sparguetti! Estava muito saboroso!
A família quase toda sentada à mesa: eu (Filipa d'O Fojo), Birk, Kat, John (os amigos dinamarqueses que vieram da ecoaldeia Friland até Portugal), Filipa (a nossa nova amiga arquitecta e curiosa), Inês (uma socióloga em busca de uma vida mais sã, junto da Natureza) e John (o holandês que é nosso vizinho d'O Fojo)! E o fotógrafo Maurício d'O Fojo!
O John e o Birk a descobrir a casa na árvore!
As acácias que ainda estão no terreno estão lindas, todas floridas de um amarelo intenso!
Os amigos João, a Vanessa e o David vieram desde Pombal para dar uma mão nos trabalhos e trocar dois dedos de conversa!
E faz-se mas uma massa de reboco!
O pequeno David adorou brincar entre água, terra e palha!
A parede rebocada! Que bom trabalho de equipa!
Obrigado a todos, meninos!
Well done! Thank you all for the wonderfull job!
:)
Os sorrisos dizem tudo! Foi uma óptima experiência!

Para mais informações entre em contacto através de info.fojo@gmail.com ou AQUI.